sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pastoral da Juventude realizará Seminário da Campanha Nacional contra a violência e extermínio de jovens

Atividade acontece em Taguatinga (DF) e reúne cerca de 200 jovens de todas as regiões do país.





A Pastoral da Juventude (PJ) realiza, de 03 a 05 de maio, no Colégio Marista Champagnat, em Taguatinga (DF), o Seminário da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens em todo o território brasileiro. A atividade reúne, aproximadamente, 200 jovens do Brasil e tem por objetivo criar espaço de conscientização e formação de agentes multiplicadores.

Os dias do seminário são dedicados ao aprofundamento e formação dos jovens em diversos temas acerca do extermínio e violência juvenil, dentre eles: redução da maioridade penal, segurança pública, educação, trabalho, violência e uso de drogas, aprisionamento e cárcere, tráfico humano: prostituição e trabalho escravo.

O secretário nacional da Pastoral da Juventude, Thiesco Crisóstomo, destaca o seminário como importante passo da PJ na construção da campanha e no enfrentamento da violência contra a juventude no Brasil. “Queremos dar força a temas específicos como a redução da maioridade penal, o tráfico humano e as medidas socioeducativas. Dialogar diretamente com os jovens que constroem o dia a dia da Campanha, nos municípios e estados, além dos parceiros firmados ao longo destes quatro anos”, afirmou Crisóstomo.

A atividade tem ainda como objetivos específicos o engajamento e fortalecimento dos grupos de base para a Campanha Nacional contra violência e o extermínio de jovens; o estabelecimento de diálogo entre os jovens da Pastoral da Juventude com outros atores envolvidos na temática da violência contra a juventude; o fomento da juventude e a comunidade, para que se tornem aptos em continuar os trabalhos para a realização dos objetivos do Seminário; a potencialização da ação realizada pelos jovens multiplicadores como agentes de mudança da realidade de violência em que estão inseridos; e a capacitação técnica e metodológica para um processo qualificado de construção de ações para vida plena da juventude.

O evento conta com a parceria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), Coordenadoria de Juventude do Distrito Federal, Cáritas Brasileira e o apoio da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, Adveniat e DKA Áustria.

Programação

O seminário começa nesta sexta-feira (03/05), às 19h, com oração, seguida da mesa de abertura com as presenças de autoridades e parceiros, entre eles: ministro Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República, deputado federal Nilmário Miranda, coordenador de Juventude do Distrito Federal Carlos Odas, Ir. José de Assis Brito, Conselheiro da PMBCN e o assessor da CRB Nacional Frei Rubens da Motta.

Após a mesa de abertura, inicia-se o painel de exposições “Desafios frente às Realidades de Violência e Mortes de Jovens no Brasil – Uma tarefa a ser encarada pelo Estado e pela Sociedade Civil Organizada”. Para o momento, foram convidados como assessores o representante da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Bruno Monteiro, e Danilo Moraes, membro do CONJUVE representando a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

Nos demais dias do seminário, serão desenvolvidas diversas ações e atividades. A programação contempla a construção de painel apresentando a realidade da violência contra a juventude brasileira, avaliação e planejamento da Campanha Nacional, rodas de conversas sobre temáticas acerca do extermínio e violência juvenil e celebrações.

A Campanha

A Pastoral da Juventude tem organização nacional e está presente em mais de 80% das dioceses da Igreja Católica no Brasil. Ela faz parte da articulação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A organização possui algumas iniciativas que orientam os trabalhos de seus grupos e de suas instâncias. Para isso, atua por meio de seis projetos nacionais reafirmados na Ampliada Nacional de Imperatriz/MA, em janeiro de 2011, que são: Ajuri, Caminhos de Esperança, Mística e Construção, Teias de Comunicação, Tecendo Relações e A Juventude Quer Viver.

O projeto “A Juventude Quer Viver”, posiciona-se publicamente sobre alguns temas que afetam diretamente a vida da juventude, como também constrói estratégias de participação e intervenção política nos diversos setores sociais organizados (governamentais e não governamentais), buscando mobilizar a juventude pela garantia dos seus direitos.

A Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de Jovens é uma ação articulada do Projeto A Juventude Quer Viver e de diversas organizações. Busca fomentar e provocar toda sociedade para o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente, o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte juvenil.

A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil, ocorrida em maio de 2008, fruto da indignação crescente presente naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.

SERVIÇO

O quê: Seminário da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens em todo o território brasileiro.

Quando: 03 a 05 de maio – abertura dia 03 de maio, às 19h.

Onde: Colégio Marista Champagnat Taguatinga - QSD - Área Especial 01 – Taguatinga Sul (DF).

Mais informações:

Thiesco Crisóstomo: (94) 8117-6210 / thiesco@gmail.com

Edgar Mansur: (31) 8839-6304 / pjbetim@gmail.com




CRONOGRAMA DO SEMINÁRIO:

Sexta, 3 de maio
18h – Credenciamento
19h – Abertura – Oração – “A Mística da Campanha”
19h30 - Mesa de Abertura – com Autoridades
20h30 – Painel de Abertura: Desafios frente as Realidade de Violência e Mortes de Jovens no Brasil – Uma tarefa a ser encarada pelo Estado e pela Sociedade Civil Organizada - Bruno – Representante da Secretiaria Nacional dos Direitos Humanos;  Danilo Moraes (CONJUVE)
21h30 – Encaminhamentos práticos para os/as participantes em vista do dia anterior
22h – Janta
23h30 – Descanso

Sábado, 4 de maio
7h – Café da manhã
8h – Mística Inicial
8h30 – Apresentação Balanço da Campanha pelo Brasil
9h30 – Considerações e percepções do alcance da Campanha até o momento (Assessora Convidada)
10h – Intervalo
10h30 – Apresentação para a Plenária dos Horizontes Temáticos de trabalho (1 -- Violência e extermínio (extermínio); 2 - Redução da maioridade penal, 3 - Segurança pública, Educação, trabalho, 4 - Violência e uso de Drogas, 5 - Aprisionamento e cárcere, 6 - Tráfico Humano (prostituição, trabalho escravo,...).
11h – Trabalho em Mini-Plenária por Horizonte Temático
13h  – Almoço
14h15 –Animação – Ou uma apresentação cultural/artística
14h30  - Plenária para apresentação dos trabalhos
16h15 – Fala da Assessora Convidada – Provocações a partir das partilhas das mini-plenárias
16h40 – Intervalo e Lanche nos locais
17h15 – Encaminhamento Trabalho por Regional CNBB – na perspectiva das Pistas para Ação
17h30 – Trabalho de Grupos:
19h – Intervalo – Banho
20h – Janta
21h – Celebração Caminhada dos Mártires – Memórias Juvenis
22h30 – Integração livre
24h – Descanso/ dormir – silêncio

Domingo, 5 de maio
7h – Café
8h – Mística Inicial
8h40 – Apresentação da sistematização do trabalho dos grupos por regionais.
10h – Intervalo
10h30 – Avaliação do Seminário
11h30 – Mística final e envio
12h - Almoço

Resultado final da AG da CNBB‏

Este é o resultado final da AG da CNBB sobre o tema central
Comunidade de comunidades, uma nova paroquia.
Este texto é de estudo. Na proxima AG será transformado em Doc oficial da CNBB.
Nossa missão é recebe-lo bem e incentivar o estudo nas CEBs para dar-lhe o nosso rosto.
Que o produto final seja das CEBs.


BAIXAR Tema central AG CNBB 2013 Comunidades

mística de Betânia no caminho rumo a Jerusalém


Amados irmãos e irmãs!

Em anexo texto referente ao mês que encerramos hoje da mística de Betânia no caminho rumo a Jerusalém, pela Revitalização da Pastoral da Juventude.

Boa leitura! Ótimo mês-novo-que-vai-chegando!
Abraço grande,
Luis Duarte e Pe Maicon

Segue anexo Ficha de Pedido de Materiais em preparação ao Grito dos Excluídos 2013.

Segue anexo Ficha de Pedido de Materiais em preparação ao Grito dos Excluídos 2013.

clique aqui

Carta da PJ de Ponta Grossa contra os ataques no Facebook‏


Só clicar e baixar 

CARTA DA PJ

Carta da Comissão Diocesana da JMJ de Ponta Grossa em Solidariedade aos ataques sofridos pela PJ nas redes digitais.

texto aprovado no senado sobre o Estatuto da Juventude


Envio em anexo o  texto aprovado no senado sobre o Estatuto da Juventude, parabéns a todos/as que debateram o texto, fizeram mobilização nas redes sociais e acompanharam a sessão no senado.
Estamos de fato pautando um Estatuto onde diversos rostos tem presença e não somente o rosto da juventude estudantil, agora precisamos de manter a mobilização, pois o estatuto retornará para tramitação final da Câmara.

Contamos com todas e todos vocês na luta em defesa da vida da juventude.

Baixar aqui     >> Estatuto da Juventude parecer final   <<