segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dom Eduardo Pinheiro no ENA


 O bispo auxiliar de Campo Grande/MS e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, participou na manhã desta sexta-feira do ENAPJ, realizado na cidade do Rio de Janeiro. O bispo convidou assessores/as a viverem o ministério da assessoria sob o ícone do Bom Pastor.

Dom Eduardo saudou os participantes do encontro destacando a importância da formação permanente dos/as assessores no contexto de mudança de época.  “Todo assessor tem direito a formação permanente. A Igreja tem necessidade de pessoas capacitadas para acompanhar a juventude e confia a vocês assessores o acompanhamento dos jovens” – disse o bispo. Segundo ele, este tempo de mudanças nos coloca diante de paradoxos desconcertantes, pluralidade, velocidade e problemáticas antigas com roupagens novas. Para o bispo a cultura juvenil, em sua diversidade, riquezas e esperanças, é a mais atingida.

Dom Eduardo destacou o Bom Pastor como um ícone para os/as assessores/as.  De acordo com o bispo, segundo o evangelho de João (Jo 10, 1-30), Jesus se identifica com a porta e o pastor. A porta como garantia de segurança para as pastagens, de que o caminho normal passa por ele, e que não existe outra alternativa. Pastor porque conhece as ovelhas e as ovelhas o conhecem, lembrando daafetividade e proximidade que devem existir no processo de acompanhamento.

O presidente da Comissão para a Juventude lembrou que o Bom Pastor leva as ovelhas às pastagens, para fora, para a liberdade e para a vida. “A assessoria como e com Jesus é a de Pastor e porta para ajudar a juventude a encontrar a liberdade. Mostrar onde ela está e ir com eles. Para isso, precisamos fazer também a experiência de ovelhas. Ser ovelha é ser discípulo, conhecer a porta para, como pastor, conduzir a juventude  à liberdade à vida, contribuindo com os jovens em seu processo de amadurecimento da sua vocação” – finalizou.

O Encontro Nacional de Assessores/as reúne, até domingo, mais de 130 pessoas, entre leigas, leigos, religiosas, religiosos e padres que acompanham a juventude nos 17 regionais da CNBB. Para mais informações acompanhe a cobertura da atividade por meio do site da PJ: www.pj.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário