terça-feira, 21 de agosto de 2012

Organizar a esperança, viver sonhos

Iluminar a caminhada pastoral com a vida de Jesus e pautar as ações da Pastoral da Juventude (PJ) a partir dos projetos nacionais, essa foi a dinâmica de sábado e domingo no Encontro Nacional de Assessores/as da PJ.  Buscando iluminar a práxis do acompanhamento de jovens, a atividade que aconteceu o Rio de Janeiro, foi um momento de refletir sobre o ministério da assessoria em tempos de mudança de época e possibilitar formação de novos assessores.
A teóloga e assessora do CEBI, Mercedes Buldallez, trabalhou durante a manhã do sábadoo seguimento de Jesus na perspectiva do lugar bíblico de Nazaré com atenção ao crescimento, conflito e esperança na busca da autonomia. Mercedes enfatizou a figura do Jesus histórico para contribuir na reflexão da prática pastoral do acompanhamento.



Segundo Loide Silva, assessora na diocese de Marabá/PA, falar sobre Nazaré a fez lembrar da sua ação local. “Olhar para Nazaré me fez ver os jovens que trabalhamos na diocese, a situação social e os conflitos que vivem. As pessoas de fora olham para lá e se perguntam se dali também sai algo de bom. Não posso deixar de estar presente no meio dos jovens, ver Jesus de Nazaré reforçou ainda mais minhas convicções”, destacou a assessora.
Durante a tarde foi o momento de conversar sobre os projetos nacionais da Pastoral da Juventude. Destacando a eclesialidade da ação pastoral e reafirmando o desejo de ser Igreja Jovem, os/as assessores/as buscaram ver pistas e prioridades para o acompanhamento. No início da noite, ao redor da mesa eucarística e celebrando a festa da Assunção de Nossa Senhora, foi momento de dar graças a Deus pelo processo vivido até ali e reafirmar a fé e a esperança. “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre” – cantavam os/as assessores/as.
Na manhã de domingo foi tempo dos/as assessores/as se reunirem por blocos regionais e pensar ações para o acompanhamento e a efetivação dos projetos nacionais, em vista da Campanha da Fraternidade e Jornada Mundial da Juventude, ambas atividades em 2013,  e ainda indicações para o próximo ENAPJ. Após avaliação, do alto de Santa Tereza, numa mística envolvente e emocionante, assessores/as proclamavam a Boa Notícia que levavam de volta para casa.






Autor/Fonte: Teias da Comunicação
 http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=1485

Nenhum comentário:

Postar um comentário