segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O CLAMOR PELA CAJU E SUA SITUAÇÃO REAL



Compartilhando...

O CLAMOR PELA CAJU E SUA SITUAÇÃO REAL
A JUVENTUDE, 13 de janeiro de 2013
A CAJU ao longo deste 29 anos tem passado por muitos desafios e conquistas. Nos últimos dois anos está sendo alvo de perseguições políticas e eclesiais. Pe. Geraldo Marcos Labarrère do Nascimento, que dirigiu a Casa por 21 anos foi transferido por ameaças de morte em 2011. Em 2012 a província nomeou Pe. Nilson Maróstica que está à frente dos trabalhos na CAJU.
Desde sua chegada Pe. Nilson ficou claro que a província o enviou com a missão de resgatar a CAJU para os Jesuitas, pois o modo de proceder dos Jesuitas não é reconhecido pelo grupo de pessoas leigas que estão na Casa. Como assim?
Tal afirmação pode ter muitas interpretações e uma delas é que o novo diretor veio para implementar um novo jeito de trabalhar com a juventude em Goiania ou reestruturar a CAJU, deixando assim a marca do modo de proceder dos Jesuitas. Mas são esses os nossos Jesuítas?
Após processo de planejamento da CAJU que se deu de setembro à novembro de 2012, a província, ao receber o orçamento, questionou alguns projetos e procedimentos da CAJU. Neste sentido, enviou uma equipe de duas pessoas da coordenação social da província (assistente social e contador), para que fizesse as orientações necessárias quanto as adequações legais para os projetos que a Casa pretendia realizar em 2013.
A CAJU sempre seguiu todas as orientações da província e nenhum projeto é realizado sem os devidos procedimentos legais, em especial no que se refere a filantropia. Os projetos foram elaborados e enviados à província conforme solicitado e no modelo que a coordenação social sempre orientou. Correto?
Ao finalizar as atividades de 2012, na celebração de Natal da CAJU, foi apresentado e entregue as agendas com toda a programação e ainda foi feito o lançamento do novo site da CAJU para 2013. Enfim, no clima de que seria um ano de muitos atendimentos e mais vida para juventude a Casa foi para seu recesso de 22 de dezembro a 07 de janeiro, como se faz todos os anos.
Nossos amigos foram surpreendidos no retorno do recesso a CAJU pelas ordens do provincial, descritas em carta e sustentada pelas ponderações da coordenação social que analisou os projetos a serem desenvolvidos em 2013 na CAJU. A orientação é que a Casa deve suspender todos os projetos pastorais (Escola bíblica com jovens, Escola de liturgia com jovens, Retiros e Formação de Lideranças); os serviços de assessoramento à grupos, organizações, movimentos eclesiais e sociais que trabalham com juventude; pesquisa, sistematização e publicação.
Permanecem financiados pelos jesuítas as ações de filantropia de cunho na Assistencia social, os projetos de Informática e cidadania, MaladeArtes (dança e teatro), Oficinas de Afetividade e Sexualidade, Trilha de Formação e Atendimento Psicossocial. Assim sendo, a maior parte do trabalho que fez essa Casa existir neste quase 30 anos está sendo dispensado pelos Jesuitas desta região. Vidas pelo Reino?
A província justifica que não tem verba para os projetos. Não permitiram sequer conversar sobre uma alternativa antes de suspender os cursos, depois de já terem sido feitas todas as divulgações e impressão de 6 mil agendas. Igreja?
Com essa situação, o procedimento do diretor está sendo as demissões. Já foram dispensadas 7 pessoas e está previsto mais 12 pessoas. Não sabe ainda quem ficará ou se fará remanejamentos. Os funcionários, nossos amigos e amigas, estão angustiados e desesperados com a falta de diálogo com o conjunto da CAJU, a falta de consideração com a história de 30 anos dessa Casa que tanto fez e tem a fazer pela juventude, a falta de respeito com a juventude que estava na expectativa de iniciar os cursos que foram suspensos.
Enfim, fica a indignação de muitos/as companheiros e parceiros desta Casa. Há um grupo de pessoas que estão dispostos a continuar oferecendo o serviço de assessoria, formação e pesquisa à juventude. Após a conclusão das demissões, que será neste mês de janeiro, deverá ser gestada, assim é a esperança, uma nova organização fora deste espaço e espera-se continuar amando e servindo à juventude empobrecida, empoderando-a para lutar pelo Outro Mundo Possível, sempre!
Que fique esclarecido que não é a CAJU que está suspendendo parte dos projetos e sim OS JESUÍTAS, que se retiram e não se reconhecem nessa luta “pelo bom, pelo justo, pelo melhor no mundo”.
E fica esclarecido que esta carta, de assinatura anônima, foi escrita pela JUVENTUDE de todo o Brasil e da América Latina que sempre sonhou na Caju e nos Jesuítas.
JUVENTUDE, vamos encher a caixa de e-mail e correio dos Jesuítas, para que reassumam seu papel cristão de favorecer a vida da juventude em suas dimensões de formação integral. Vamos nos mobilizar e nos sensibilizar com nossos companheiros que sempre fizeram acontecer com magia, graça, beleza, riqueza, sabedoria, espiritualidade e muita libertação. Vamos ao menos registrar do que foi e é a CAJU, que sempre foi e será CADA UM DE NÓS.

Assinado e assinada: PELA JUVENTUDE
Abaixo portal com endereço de e-mail e correio.
COMPARTILHEM


http://www.jesuitasbrasil.com/jst/conteudo/visualiza_lo12.php?pag=%3Bportaljesuitas%3Bpaginas%3Bvisualiza_lo12&cod=401&secao=285


Nenhum comentário:

Postar um comentário