terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Estou aprendendo com a juventude", Dom Anuar Battisti

Qua, 04 de Janeiro de 2012 16:06
Centenas de jovens, lideranças, padres, religiosos e religiosas vêm sonhando e construindo juntos o tão esperado 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude que acontece pela primeira vez no Paraná. Entre os sonhadores, Dom Anuar Battisti também abraçou a causa e vestiu a camisa, sonhou com a juventude, caminhou e continua caminhando para a concretização deste momento histórico da Igreja do Brasil.


Mesmo com a agenda repleta de compromissos, o Arcebispo Metropolitano de Maringá, sempre que possível, estava presente nos encontros e reuniões, trazendo palavras de incentivo e esperança e a presença amiga de alguém que assim como toda a juventude brasileira, está vibrando com o ENPJ.

Para ele que desde 2007 trabalha diretamente com a juventude toda a preparação que o Regional Sul 2 vem realizando é motivo de aprendizado e acredita que este encontro será um espaço de renovação e entusiasmo revolucionário para a evangelização da juventude. Ele motiva e convoca a juventude a evangelizar através do amor, na comunhão e na diversidade construir uma igreja cada vez mais jovem.

Equipe de Comunicação do 10º ENPJ: Como foi receber a notícia de que Maringá seria a casa do 10º ENPJ?
Dom Anuar: Foi uma agradável surpresa. Como hospedeiros nós devíamos pensar o ambiente, acomodações dignas, alimentação adequada. Enfim muitas perguntas que só agora estamos encontrando as respostas.

Como a igreja de Maringá recebeu a notícia de que o Encontro Nacional seria aqui?
A comissão que estava em Natal, naquela ocasião [9º ENPJ, em 2009], vibrou e foi manchete em todos os meios de comunicação aqui em Maringá. Vibramos, porém, conscientes de que não seria Maringá a receber o décimo encontro e sim o Regional Sul 2. Portanto, é o Paraná que acolhe em Maringá os 600 jovens representantes das 268 arquidioceses, dioceses e prelazias do Brasil.

Quais foram os principais medos quando o desafio de acolher o ENPJ foi aceito?
Não tínhamos medo e sim preocupação. Dois anos atrás começamos a reforma e ampliação do auditório João Paulo II. Os escassos recursos e pouco tempo nos deixava preocupados. Hoje já inauguramos um amplo e moderno auditório com capacidade para 700 pessoas. Já temos os alojamentos preparados. Só falta agora receber a juventude que vem das mais variadas realidades do Brasil.

E as expectativas, os anseios?
Com certeza são as melhores. Queremos oferecer o melhor de nós, para que os jovens possam voltar com um ânimo renovado, um entusiasmo revolucionário na evangelização da juventude dentro das realidades de cada um.

É a primeira vez que o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude acontece na região sul do país. O senhor acha que esse diferencial aumentou a dificuldade para a realização do encontro?
O sul do Brasil tem todas as condições para receber eventos deste porte com muita facilidade. Talvez a partir deste 10º ENPJ comecemos olhar todo o Brasil e levar esta experiência para outras regiões que também gostariam de oferecer o espaço e acolher esta experiência.

Sendo bispo, como o senhor vê os jovens de Maringá e do Paraná diante da chegada do ENPJ?
Nós teremos aqui mais de 100 jovens do Paraná trabalhando na organização do encontro. Estes já estão preparados e dispostos a dar o melhor. Em Maringá tanto os jovens como as paróquias esta abertos para acolher e acompanhar o programa pensado, principalmente aquelas paróquias onde os jovens vão realizar um dia de missão. Acredito que este encontro trará um grande impulso para toda nossa juventude

O senhor esteve presente no processo de construção do Encontro Nacional, participando das reuniões e estando em contato com a as referências locais. Qual é a sensação de ver os jovens lutando para que o ENPJ se tornasse uma realidade?
Essa experiência nasceu 1994. Hoje faz parte da agenda de todo trabalho desenvolvido pela Pastoral da Juventude. Devo dizer que este é meu primeiro encontro nacional. Eu sempre estive envolvido com os jovens, diretamente a partir de 2007. Estou aprendendo com a juventude.

Deixe uma mensagem para a juventude do Brasil que está se preparando para o 10º ENPJ.
Iluminados pela Palavra “Ele tendo amado os seus amou-os até o fim”(Jo 13,1), os jovens hoje são chamados a entrar na “Ciranda da vida e amar sem medida”. Só o amor é capaz de desfazer os entraves, iluminar os desafios, e dar coragem para lançar a rede nas águas profundas, onde está a nossa juventude. É a hora de um acreditar renovado, na missão de evangelizar através do amor e não só com palavras. Somos todos convocados a dar tudo, não guardar nada, e nunca sozinhos, na comunhão e na diversidade, ser uma Igreja jovem com os jovens e para os jovens. Que a Mãe do Rocio, padroeira do Paraná, proteja todos os jovens do 10ºENPJ e nos acompanhe na missão de jovens evangelizando jovens.

Equipe de Comunicação do 10ºENPJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário