domingo, 29 de abril de 2012

PJ participa de Seminário sobre Bíblia e Juventudes




O final de semana de 20 a 22 de abril foi de muita mística, ecumenismo e espiritualidade juvenil. O CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos de Mato Grosso do Sul, promoveu no Centro de Orientação Vocacional Rainha dos Apóstolos o Seminário Juventudes e Leitura Popular da Bíblia. O Seminário contou com a assessoria de Vanildes Gonçalves e João Paulo Pucinelli da Casa da Juventude Pe Burnier de Goiânia e com a participação de jovens, provenientes de diversas Igrejas de Mato Grosso do Sul e também de Rondônia, Goiás e do Distrito Federal.
O Seminário tem o objetivo de aprender a ver a vida com os olhares juvenis. À luz de textos bíblicos, os/as jovens debateram sobre as realidades juvenis em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Entre todos/as os/as participantes havia uma grande busca em entender como as juventudes se relacionam com a Vida e com a Bíblia.
Muitos jovens da Pastoral da Juventude estiveram participando de todo o Seminário, demostrando ousadia em dialogar com opiniões diferentes a luz da Bíblia. Para Milene Oliveira da Paróquia Santa Catarina de Anhanduí “Participar do Seminário foi muito bom! Uma experiência maravilhosa, como jovem, quando nos foi feita a proposta de ver o texto Bíblico, fazer a hermenêutica, na ótica da juventude. Além de ter sido momentos de formação e conhecimento também foram de partilha. “Deixa-me ser jovem, não me impeça de lutar, pois a vida me convida a uma missão realizar!”.
Segundo Stefanya Rocha da Paróquia Santa Rita de Campo Grande “O Seminário me ajudou a quebrar velhos discursos a respeito da juventude, passei a ter uma visão mais ampla nesse sentido e a ver a juventude que julgava-se perdida e sem objetivos, como uma juventude que sonha sim e busca seus objetivos, uma juventude que luta por seus direitos a maneira de seu tempo. Olhar a Bíblia em uma ótica juvenil é um exercício que inspira a discussão e discussão gera mudança.”
Os textos que iluminaram os debates foram:  Mt 15,21-28 (a Mulher Cananéia); Lc 15,11-32 (o irmão mais velho que não aceita o mais novo); Ef 6,1-4 (conselhos para relação entre pais/mães e filhos/as); At 20,1-12 (o jovem que cochila escutando o discurso de Paulo). Com essas referências bíblicas os/as jovens se debruçaram em busca de alternativas, a serem encontradas pela própria capacidade criativa juvenil. Enfrentar todas as formas de violência, incluindo a violência da ausência do direito de escolha num momento da vida em que a pessoa é forçada a escolher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário