quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Depoimento vocacional





otvioOtávio Beralda é um jovem adulto que sempre sonhou em ser Padre. Desde a sua infância, esse sempre foi o seu maior sonho. Após uma infância simples e uma juventude dedicada ao trabalho e ao autoconhecimento, aos 28 anos entrou para o Seminário Diocesano, onde cursou Filosofia, Teologia e se dedicou na concretização de seu sonho.
“Nasci no dia 17 de dezembro de 1976, na cidade de Campo Grande, no então Estado de Mato Grosso, hoje meu querido Mato Grosso do Sul. Sou o caçula de sete filhos do casal simples, Sr. Jovelino Neves de Jesus e Sra. Clementina Beralda Neves. Meu pai nasceu em Alto Araguaia – MT, em 1937, homem simples de descendência baiana que sempre trabalhou na lavoura, de personalidade forte e sempre se preocupou em criar seus filhos para enfrentar o mundo com simplicidade. Minha mãe, de família mineira, nasceu em Frutal – MG, em 1945, vindo aos 7 anos de idade para Inhaus – GO, ficando lá até sua juventude. Mudou-se com seus pais para Pedro Gomes – MS, onde conheceu meu pai e se casaram. Após alguns anos de casamento mudaram-se para Campo Grande –MS, onde nasceram os últimos três filhos.
Nasci e passei minha infância no bairro “Moreninha 1”, hoje conhecido como Cidade Morena. Fiz catequese naquela comunidade que hoje é a Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas. Vi a construção daquela tão amada Igreja.
Aos 10 anos, minha família mudou-se para o Estado de Rondônia, onde permanecemos por 9 anos. Em decorrência dos inúmeros casos de malária, retornamos para Mato Grosso do Sul em 1994, residindo em Coxim. Servi ao Exército Brasileiro naquela cidade, após a baixa dos serviços militares vim morar em Campo Grande, minha cidade natal, onde consegui meu primeiro emprego, de “gari” popularmente conhecido com “lixeiro”.
Com muito sacrifício comprei um terreno e construí uma pequena moradia no Bairro Tijuca 2, onde conheci a comunidade São Paulo Apóstolo, pertencente à Paróquia Maria Mãe da Igreja, tendo como pároco na época o Pe. Orlando Cáceres.
Recebi o chamado de Deus ainda muito novo, em minha infância, porém, entrar para o Seminário requeria recursos financeiros os quais minha família não possuía. Minha mãe procurou os Salesianos para que eu pudesse estudar e um dia me tornar Padre, porém os recursos da família não eram bons. Coube ao meu pai tirar essa ideia dos meus pensamentos, e para isso disse uma frase que ficou marcada em minha vida: “Seminário, lá é lugar onde o filho chora e a mãe não escuta”. Com isso em mente fui crescendo e tirando da cabeça o desejo de me tornar Sacerdote.
Durante a juventude sempre participei da Santa Missa. Mas um dia, ao participar da missa na comunidade São Paulo Apóstolo, voltou aquele desejo que tinha quando criança. Procurei um seminarista, hoje o Pe. Ednaldo, que me encaminhou para o Padre Fabiano, na época pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor. Com ele fiz meus primeiros encontros vocacionais, preparando-me durante 4 anos para depois  ingressar no Seminário, em 2004.
Após meus estudos nos Seminários (Filosofia e Teologia), me dediquei ao estágio pastoral, passei pelas Paróquias Coração Eucarístico e Nossa Senhora das Graças. Em março de 2012, Dom Dimas enviou-me para trabalhar no Assentamento Patagônia, em Terenos, onde estou até hoje, com alegria, fé e esperança. Trabalhar com o povo do assentamento e região me fez perceber como preciso ser mais missionário. Estar junto com aquele povo, caminhar com eles, participar com eles do Banquete Maior, me fez muito mais feliz. Uma experiência, um presente dos mais valiosos que ganhei do meu Bispo um, um grande tesouro onde seu valor não tem fim, que é aquele povo simples, humilde e cheio de esperança. Estar com eles é caminhar verdadeiramente em Cristo.
Como lema para minha ordenação diaconal escolhi o Evangelho de Lucas, capítulo 1 Versículo 49, que diz: “O Senhor fez em mim maravilhas.” Observando minha vida, minha historia, de como foi difícil chegar até aqui, me recordo do povo de Israel e da Bem Aventurada Virgem Maria. Quantas maravilhas fez o nosso Deus na vida de seu Povo e comigo não foi diferente. Foi difícil a caminhada até aqui, em minhas dores, aflições, medos, angustias, sempre confiei em Deus. É fato que pensei em largar tudo, pois não cabia em tanta dor, porém Deus usa as pessoas, para nos dar algo de bom que é Sua Palavra, meditando-a, observando-a, cheguei até aqui. Muitos ainda serão os problemas que virão. Não tenho mais medo! Aprendi que quando se caminha com Cristo, temos nosso escudo.
Se posso olhar para trás e rever em pensamentos o que vivi, percebo que a vitória e o mérito não são meus, são de Deus. Se hoje posso dizer como convicção meu SIM à Deus, fiz exatamente porque Ele caminhou comigo, esteve comigo, estabeleceu sua morada no meu coração. “O Senhor fez em mim Maravilhas” (Lc 1,49).



Nenhum comentário:

Postar um comentário