quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Testemunho - Luis Bruno JMJ 2013


Testemunho - Luis Bruno






Olá, me chamo Luis Bruno, tenho 26 anos, moro no município de Tefé, no interior do Amazonas. Vivo em meio à diversidade da fauna, da flora e das culturas tradicionais: ribeirinha, cabocla, indígena e urbana. Desta mistura de culturas e povos trago em minhas veias o sangue indígena, negro e nordestino. Sou filho único, venho de uma família tradicional do município de Uarini-AM, terra de um povo humilde, acolhedor e de grande devoção ao Divino Espírito Santo. Lembro-me da minha infância, quando minha mãe me levava aos domingos para as celebrações das crianças na Igreja Catedral de Santa Teresa D’Avila, onde iniciei meus próprios passos na vida de Igreja, com formação para a Eucaristia, perseverança e aos 15 anos para o Crisma. No final do ano seguinte, me deparei com um convite de três amigos - Fábio, Rudson e George - para visitar um tal grupo de jovens, na comunidade de Santo Antonio.
Cheguei lá receoso, mas a acolhida, o ambiente e o amor dos jovens a Jesus Cristo transformaram aquele sentimento e comecei a fazer parte do JUSAT (Juventude Unidade de Santo Antonio) da Pastoral da Juventude (PJ).
Fazer pastoral na realidade em que vivo não é fácil, é ser missionário de fato, uma vez que as dificuldades são muitas e somente com muita fé e desejo de ver a construção de um reino justo e igualitário para todos é que nos impulsiona para continuar a caminhar. Nossa maior dificuldade é a situação geográfica: nossas estradas são os rios, fato que dificulta o acompanhamento de perto da caminhada da juventude.
Hoje, atuando nas coordenações Prelatícia e Regional da PJ, venho trabalhando uma evangelização social e política junto a juventude, a partir do que me foi ensinado nesta Pastoral como: caráter, honestidade, transparência, comunhão coletiva e outros. Essa evangelização acontece por meio dos grupos de base, dos encontros de formação, da partilha da vida da juventude nas diferentes localidades do nosso regional. Também estou iniciando um trabalho junto à catequese de Primeira Eucaristia, em minha comunidade, e sempre, mesmo nas simples conversas com amigos e colegas do dia-a-dia, estou evangelizando a juventude.
Nesses quase dez anos de atuação na PJ, pude contribuir e ver muitos dos nossos jovens se tornarem lideranças comunitárias, sociais, políticas e religiosas.
Sabe o que é você terminar uma atividade esgotado, achando que poderia ter sido melhor, ou que faltou algo, e de repente você se depara com um jovem que com um simples abraço e um sorriso, vem te agradecer por ter proporcionado a ele momentos de aprendizado, de alegria, que vão ficar para sempre em sua vida. Não tem melhor sensação e nem como explicá-la, parece que você recebe uma dose de adrenalina, que faz o cansaço sumir, que faz teu coração bater tão rápido de tanta alegria por aquele simples gesto de agradecimento. Essa é a minha motivação para continuar esse trabalho, é ter  e esperança que através da nossa juventude e do ensino do trabalho coletivo, da partilha e do amor é possível termos uma sociedade e um mundo melhor para todos.
Que a nossa Juventude tenha a simplicidade de Cristo para cativar, a bondade para perdoar, a sabedoria para opinar. Sejamos jovens construtores de ações evangelizadoras no trabalho, na faculdade, no lazer, na Igreja, nas nossas famílias, nos nossos grupos e na nossa comunidade. Sejamos multiplicadores da Boa–Nova e fiéis ao projeto de Jesus e do seu amor pela humanidade. Pois nós jovens somos o futuro do hoje e não do amanhã!
http://www.rio2013.com/pt/prepare-se/detalhes/1000/testemunho-luis-bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário