segunda-feira, 21 de maio de 2012

Hilario Dick, jesuíta, 75 anos



Hilario Dick, jesuíta, 75 anos, completados em 12 de maio passado. Nasceu do Rio Grande do Sul. Sua história está colada com a migração do povo alemão para construir novas histórias neste país. Hilário quer construir a sua, a seu modo.

No Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, esse apaixonado pelas letras, encontrou jovens ligados ao TLC- Treinamento de Lideranças Cristãs. Nos tempos da ditadura no Brasil, apresentou a Espiritualidade Inaciana para eles/as. São hoje, homens e mulheres que continuam sua missão e seu compromisso com a vida.

Esse caminho com a juventude foi abrindo fronteiras. Acompanhou jovens da Pastoral da Juventude Estudantil e da Pastoral Universitária, quando esteve dedicado à Assessoria Nacional da Juventude na CNBB. Hoje, aqueles jovens estão na direção de universidades e atuando em governos, onde testemunham a ética e o compromisso com a vida.

No Nordeste, foram 10 anos na Universidade Católica de Pernambuco. As “Asas Brancas” se abrem para testemunhar este serviço ao Reino, de credibilidade na juventude, testemunhas da fé que se vive com alegria, de superar as dificuldades institucionais e perceber os caminhos do seguimento, que passa pelo anúncio do Reino.

Construiu um processo no Instituto de Pastoral da Juventude e assistiu o fim dessa instituição que serviu a Igreja do Brasil por mais de 30 anos. Implantou o curso de Pós Graduação em Juventude, sem muito apoio, até mesmo da instituição que acolhia o curso. Continua acompanhando como professor, em Goiânia.

Acompanha Observatório da Juventude, da Unisinos, onde há uma equipe com pesquisas feitas em parcerias com outros grupos, com aberturas para jovens pesquisadores. Hilário também participa do projeto de Pesquisa e Publicação da Casa da Juventude, em que publica materiais para grupos, para manter viva a memória e discutir sobre acompanhamento.

Hilário é convidado na equipe de Revitalização da PJ Latino Americana, onde ajuda a viver o marco referencial da Civilização do Amor. É original e comprometido com uma causa. Ele, de fato, é essa joia rara. Assume no modo de ser gente, sempre provocando, sempre dizendo ou gritando que está vivo e que estar vivo implica movimentar-se. Obrigado, Hilário, por fazer parte de nossas vidas!

Texto: Carmem Luca Teixeira

http://juventudecaju.blogspot.com.br/2012/05/dedicacao-vida-da-juventude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário