domingo, 6 de maio de 2012

Jovens já podem realizar Conferências Livres para Rio+20


Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
Jovens que queiram contribuir com as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) já podem realizar Conferências Livres pela Sustentabilidade. A intenção é que as organizações juvenis desenvolvam atividades relacionadas à conferência mundial e enviem relatórios sobre as ações até o dia 28 de maio para que suas contribuições integrem o documento final da Rio+20.
Na semana passada, o Grupo de Trabalho Juventude e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com outros órgãos e organismos juvenis, divulgou um manual para orientar as organizações juvenis interessadas em realizar as Conferências Livres. De acordo com o documento, o formato das conferências fica a critério de cada organização.
No entanto, é preciso que todas trabalhem a contextualização da Rio+20 e abordem oTexto Provocador Juventude na Rio+20 e na Cúpula dos Povos. Além disso, a organização deve enviar, até o dia 28 de maio, um relatório da atividade realizada para o correio eletrônico:conferencia.livre@presidencia.gov.br.
De acordo com o documento, as questões e propostas apresentadas nos relatórios das Conferências Livres serão sistematizadas e apresentadas nas discussões tanto da Rio+20 quanto da Cúpula dos Povos. "Nossa estratégia é inserir, no documento final da Rio+20, uma plataforma de juventude com as contribuições enviadas”, destaca o manual.
Qualquer pessoa ou organização pode realizar uma Conferência Livre. Basta reunir outras pessoas e entidades em um local, compreender o significado da Rio+20 e da Cúpula dos Povos, planejar e executar atividades que tenham relação com juventude e desenvolvimento sustentável e enviar o relatório com as propostas e questões discutidas no evento. O objetivo é mobilizar a juventude para as discussões da Conferência mundial e possibilitar que as propostas e opiniões dos/as jovens sejam inseridas nos debates da Rio+20.
Rio+20
Entre os dias 20 e 22 de junho, a cidade do Rio de Janeiro, Brasil, sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O encontro reunirá chefes de Estado e de Governo para avaliar os compromissos assumidos na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO92) - realizada em 1992 – e debater sobre desenvolvimento sustentável.
As atividades relacionadas à Conferência, porém, já começaram e se intensificarão no mês de junho: entre os dias 13 e 19, ocorrerão "atividades de juventude preparatórias à Rio+20”; movimentos e organizações sociais do Brasil e de outros países também se encontrarão no Rio de Janeiro a partir do dia 15 para a "Cúpula dos Povos na Rio+20”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário